O que faz Lucas Lima na Seleção Brasileira?

6k7hpd1m7e_37h9hb74i0_fileTite mandou um recado aos jogadores convocados por ele para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira – contra Argentina, dia 10/11, e Peru, 15/11, rodada das Eliminatórias da Copa de 2018. “Arrebentem em seus clubes”, disse o treinador. Só assim, jogando muito em seus times, poderão se manter no escrete nacional, de acordo com o técnico. Até aí, nada a acrescentar. O problema é quando você olha a lista dos 24 relacionados por Tite nesta sexta-feira (21/10) e se depara com o nome de Lucas Lima. O meia, em momento ruim no Santos, tem jogado pedrinha.

A convocação de Lucas Lima é, no mínimo, uma incoerência do treinador da Seleção. Veja o  recado de Tite aos que esperam se firmar no time nacional:

“Vitória como consequência de desempenho. Na seleção e no clube. Reiteradamente avisamos para os jogadores arrebentarem no clube. E não estou falando isso aqui na coletiva para mandar recado. É o que falo sempre para os atletas. O que os trouxe até aqui é soma do desempenho com resultados. Nos clubes e na seleção”, disse.

Edu Gaspar, coordenador da Seleção, reforçou o conceito do treinador:

“A lista ganhou corpo. Quanto menos mudar, melhor. Se o jogador continuar jogando bem no clube e na seleção não tem porque mudar a convocação. Vai jogar quem estiver melhor sempre”, comentou Edu.

Pois bem, Lucas Lima não tem se apresentado bem no Santos. Seus números no clube estão bem abaixo de um jogador de Seleção. No Brasileirão, jogou 19 partidas em 31 rodadas – fez apenas um gol e deu três assistências. Na Copa do Brasil, foram cinco jogos e um gol. Nas duas competições e mais o Paulistão, acumulou 14 cartões amarelos e um vermelho.

untitled-1281Sem se ater à dimensão desses números, o meia não tem feito a diferença no Santos. Não raro é substituído por Dorival Júnior, como mostrou esse blog na eliminação diante dos reservas do Internacional nas quartas de final da Copa do Brasil. Torcedores santistas têm feito duras críticas ao jogador nas redes sociais.

A expectativa de Lucas Lima era uma transferência ao futebol europeu na janela de agosto. Contou até com ajuda de Neymar. Mas nenhum gigante teve interesse na contratação do meia. Frustrado, não conseguiu repetir no seu time as apresentações de 2015 e do começo da atual temporada.

Se continuar em baixa no Santos e não “arrebentar” nos treinos da Seleção, em breve pode ser descartado por Tite.

CONVOCAÇÃO
A lista tem 24 nomes – um a mais dos 23 exigidos pela Fifa por causa de Casemiro. Em recuperação de uma lesão, o volante corre risco de ser cortado. Daí Tite chamar 24. A novidade é o zagueiro Rodrigo Caio, em alta no São Paulo, que pode fazer a função de volante no caso de Casemiro não se recuperar a tempo de enfrentar a Argentina.

Da relação, o blog destaca a saída de Oscar, convocado nos jogos contra Bolívia e Venezuela, e a volta do atacante Douglas Costa do Bayern Munique, que ainda não jogou com Tite por estar machucado sempre que convocado.

A LISTA

Brazil v Colombia Quarter Final: Men's Football - Olympics: Day 8Goleiros
Alex Muralha (Flamengo)
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)

Laterais
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros:
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Rodrigo Caio (São Paulo – foto)

Volantes
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)

Meias
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)
Roberto Firmino (Liverpool)

Anúncios