Santos supera Cruzeiro e seu treinador credencia time na corrida pelo título

santos-x-cruzeiro_fxzs9qlo0f721aa57xtfhbmga

Dorival Júnior projeta o Santos na briga pelo título do Campeonato Brasileiro se não perder seus principais jogadores na janela de transferência, com fechamento no dia 30 de agosto. O treinador admitiu essa possibilidade logo após a vitória do seu time diante do Cruzeiro por 2 a 0 neste domingo (31/7) na Vila Belmiro. Resultado que coloca o Alvinegro na segunda posição da tabela, com 32 pontos, mesmo número do Palmeiras, terceiro colocado.

Não é uma conclusão apressada, muito menos ilógica. Basta observar que na partida contra o time de Minas, Dorival não contou com o lateral Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabriel, todos a serviço da Seleção Olímpica, e mais Lucas Lima, machucado. Sem os quatro o time teve um bom desempenho e prensou o Cruzeiro, que estreava Mano Menezes no comando do time.

Veja o que disse Dorival após a vitória na Vila Belmiro.

“Com esse elenco, sem alteração, o Santos se apresenta por uma briga direta. Vamos aguardar o que vai acontecer. Enquanto a bendita janela não se fecha, não podemos planejar nada, porque podemos ter alguns desencontros ao longo desse período que é considerável. Quando muito se fala sobre um nome ou outro (a ser vendido), é natural que tenha alguma coisa”.

Uma das virtudes do Santos diante do Cruzeiro foi a troca de posição de laterais e meias a confundir a marcação do adversário. No primeiro gol, por exemplo, quem fez o papel de meia foi o lateral-esquerdo Caju esticando um passe para Vitor Bueno, na função de centroavante, concluir a gol, aos 16 minutos do segundo tempo. Cabe ressaltar que o segundo gol foi contra, de Lucas, em cruzamento de Victor Ferraz.

Santos v Sao Paulo - Brasileirao Series A 2016

 

No primeiro tempo, o time de Dorival não foi envolvente e correu alguns riscos. No segundo, antes do gol de Vitor Bueno, o Cruzeiro havia criado duas boas chances, mas desperdiçadas por William. Depois de abrir a contagem, tomou conta da partida e garantiu vitória importante, mesmo diante de um adversário sem força que briga contra o rebaixamento. E pede passagem na corrida pela taça do Brasileirão.

Cenário com sinais de que vai mudar com a provável venda de Gabriel ao futebol europeu e a cobiça insistente por Lucas Lima e Zeca. Se o Santos resistir, pode ir longe.

FICHA DO JOGO

Santos 2 x 0 Cruzeiro

Gols: Vitor Bueno, aos 16, Lucas (contra), aos 29 minutos do segundo tempo

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Yuri (Rafael Longuini), Vecchio (Jean Mota) e Vitor Bueno; Copete (Joel) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro: Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Bruno Ramires, Ariel Cabral, Robinho e Arrascaeta (Ábila); Rafael Sobis (Rafinha) e Willian.
Técnico: Mano Menezes

Juiz: Wagner Reway
Público: 13.830 pagantes
Renda: R$ 421.520,00
Cartões amarelos: Ricardo Oliveira e Willian
Local: Vila Belmiro

Anúncios