São Paulo pulverizou Corinthians no Morumbi. Sem susto, com autoridade, venceu por 4 a 0 diante de de quase 54 mil torcedores. Ao esmagar o carrasco das últimas temporadas, o Tricolor também se livra da zona de rebaixamento do Brasileirão e ganha tempo para analisar a enorme quantidade de erros que cometeu nesta temporada. Quanto ao derrotado, a certeza é que Oswaldo de Oliveira, mesmo recém-chegado, já sangra. E a necessidade de uma rearrumação é urgente no Alvinegro.
São Paulo jogou primeiro tempo para vencer. Corinthians, não. Enquanto o dono da casa se expandia em busca do gol, com um jogo agressivo e de velocidade, o visitante era confuso na hora de sair de seu campo.
Todas ações ofensivas do Tricolor começavam com Cueva. Zagueiros e volantes roubavam a bola e procuravam o peruano, que imediatamente impulsionava Kelvin ou Chávez, tendo David Neres como terceira opção, com passes longos e rápidos. Atacantes recebiam e criavam enorme dificuldade aos marcadores do Corinthians.
Inteligente, Cueva muitas vezes caía no setor direito e abria campo para Thiago Mendes descer e acionar o ataque. Esse vai-e-vem entre os dois, confundiu a marcação do adversário.
Do lado do time de Oswaldo de Oliveira, havia muita dificuldade para progredir. Rodriguinho, encarregado de movimentar a engrenagem, carregava muito a bola e facilitava o desarme do inimigo. Por isso, Guilherme se viu obrigado a sair da área para articular o ataque. Um embaraço. E um céu limpo na área do São Paulo. Maicon e Rodrigo Caio tiveram vida fácil
Quando Kelvin sofreu pênalti de Fagner, aos 13 minutos, e Cueva converteu de forma categórica, o jogo estava de posse do São Paulo. Cabia ao Corinthians encontrar uma solução.
Na volta do intervalo, Oswaldo puxou Guilherme de uma vez por todas para armação, centralizou Romero, abriu Giovanni Augusto na direita e fixou Marquinhos Gabriel na esquerda. Agora o seu time tinha uma lógica e uma proposta.
Se as peças estavam no lugar certo, faltava qualidade técnica. Pedir algo mais que o simples a Romero, Giovanni, Marquinhos Gabriel é como implorar por água no deserto.
Ricardo Gomes, satisfeito com o jeito de o seu time jogar, não mudou uma vírgula. Sabia que o Corinthians vinha para cima, que a marcação sobre Cueva era frágil e os garotos David Neres e Luiz Araújo (substituiu Kelvin) estavam ariscos. Era só ajustar a sintonia e aplaudir as enfiadas de bola de Cueva.
Então o peruano deixou Chávez na cara do gol. O argentino falhou. Então Cueva serviu David Nerez e o garoto conferiu: 2 a 0, aos 16. Então, mais uma vez o meia baixinho acionou Chávez, que resolveu caprichar e acabar com jejum de dez partidas sem fazer um gol: 3 a 0, aos 21.
Corinthians estava falido e pronto a ser goleado. Oswaldo de Oliveira não percebeu que Williams não tinha cabedal nem vontade para marcar Cueva. Fagner, irreconhecível, e Vilson, sem noção de tempo e espaço, lustravam o salão para a festa do Tricolor.
Aos 26 minutos, Oswaldo reagiu com a troca do atacante Guilherme pelo volante Camacho na tentativa de fechar a casinha. Já era tarde. Naquela altura do jogo, torcida no Morumbi cantava “olé, olé” com gosto e sede. E entrou em êxtase com o quarto gol, de Luiz Araújo com mais um passe de Cueva, aos 47.
Corinthians estava esfarelado. E o São Paulo bem longe da zona de rebaixamento. Um epílogo que não esclarece dúvidas de agora nos dois times nem acende a luz em busca de um bom caminho para 2017.
FICHA DO JOGO
São Paulo 4 x 0 Corinthians
Gols: Cueva, aos 14 minutos do primeiro tempo; David Neres, aos 16; Chávez, aos 21; Luiz Araújo, aos 47 minutos do segundo tempo
São Paulo: Denis, Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schimidt, Thiago Mendes e Cueva; David Neres (Wesley), Chávez (Pedro) e Kelvin ( Luiz Araújo). Técnico: Ricardo Gomes
Corinthians: Cassio, Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel (Guilherme Arana); Williams, Rodriguinho e Giovanni Augusto; Romero, Guilherme (Camacho) e Marquinhos Gabriel (Rildo). Técnico: Oswaldo de Oliveira
Juiz: Claudio Francisco Lima e Silva
Cartões amarelos: Vilson, João Schimidt, Romero, Rodriguinho, Wesley
Renda: R$ 723.844,00
Público: 53.781 (total)
Local: Morumbi
1 comentário