Cruzeiro volta à Série A do Brasileirão nos braços de Ronaldo Fenômeno

foto: site Cruzeiro oficial

CRUZEIRO VOLTA AO GRUPO DE ELITE E  A “SÉRIE A” DO BRASILEIRÃO 2023 PROMETE SER DAS MAIS DISPUTADAS COM CLUBES TURBINADOS POR INVESTIDORES ESTRANGEIROS.

Cruzeiro reassume seu lugar no futebol brasileiro, três anos depois de amargar a Série B. Está de volta à Série A ao vencer o Vasco por 3 a 0 nessa quarta-feira (21/9) no Mineirão estonteante de vibração.

Bancado com o dinheiro de Ronaldo Fenômeno, clube de Minas sinaliza novos tempos gerenciado como uma verdadeira empresa de futebol. É de se prever um Cruzeiro forte, bem estruturado no Brasileirão do ano que vem. E concorrente aos primeiros postos do campeonato.

A projeção de investimentos de Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro beira à casa de R$ 400 milhões – entre saneamento do clube e pagamento de dívidas –, desde que fechou a compra por meio da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

Ronaldo Fenômeno no mosaico no Mineirão – foto: site Cruzeiro

Longa travessia do Cruzeiro em três temporadas na Segunda Divisão (Série B) teve gente ilustre no comando. Vanderlei Luxemburgo, maior campeão do Campeonato Brasileiro, Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira, e uma penca de treinadores de bons currículos, até chegar ao comando do jovem Paulo Pezzolano, do Uruguai.

Volta nos braços de um de seus ídolos, Ronaldo Fenômeno, após crise absurda de gestões anteriores. Volta à Série A com sete rodadas de antecedência, um recorde na Série B do Brasileirão. E no coração de seu torcedor – 59.204 pagantes – que tingiu o Mineirão de azul nesta noite de 21 de setembro.

“Nós trabalhamos muito para conseguir isso. Noite especial demais. Jogadores, direção e torcida, em especial, estão de parabéns. Foram três anos de sofrimento, mas agora vamos comemorar. E depois de alguns dias vamos planejar a Série A. Não podemos esquecer das dificuldades financeiras do começo, então, vamos planejar bem” – Ronaldo Fenômeno.

Vasco sai derrotado, mas ainda tem boas chances de subir. A SAF também já está no clube carioca. Por prometidos R$ 700 milhões, o grupo norte-americano 777 Partners comprou o clube carioca. E a projeção é de chegar forte no Brasileirão 2023.

Dinheiro também deve jorrar no Bahia, outro time com um pé na Série A de 2023. Nessa quarta-feira (21/9), o clube de Salvador anunciou que tem proposta do City Football Group (dono do Manchester City de Pep Guardiola) por 90% de suas ações da SAF.

A promessa é fazer do Bahia o clube de maior investimento do grupo, atrás apenas do Manchester City – carro-chefe da empresa. A informação é do repórter Rodrigo Capelo, do site ge.

Confirmada a venda, se espera um Bahia com um time altamente qualificado já no Brasileirão de 2023.

Então ficamos assim, Cruzeiro, Vasco e Bahia, turbinados com dinheiro grosso, voltam à Série A. E mais o Grêmio, ainda no modelo tradicional de gestão, mas bem equilibrado e sem dívidas pesadas.

Trata-se do resgate de quatro campeões brasileiros a ocupar posição de destaque no campeonato de 2023.

Bom lembrar que ainda teremos um Botafogo mais forte, entrando no segundo ano da SAF, comprada pelo milionário norte-americano John Textor, na próxima temporada.

Um Brasileirão 2023 sem igual

Teremos pelo menos quatro clubes com robusto aporte financeiro: Botafogo, Cruzeiro, Vasco e Bahia.

Os atuais três poderosos e sem problemas de grana: Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG.

Os quatro de boa estrutura e candidatos aos primeiros lugares: Athletico Paranaense, Fortaleza, Grêmio e Bragantino.

Aqueles de muita tradição e sempre com meios de onde buscar dinheiro: Corinthians, São Paulo, Fluminense, Internacional e Santos.

E os que se reestruturaram nos últimos anos: América-MG, Ceará, Coritiba e Goiás.

Temos aí um naipe de 20 clubes prontos a projetar um Brasileirão 2023 de muito equilíbrio e sem favoritos ao título na largada.

Neste cenário, a próxima temporada promete muitas novidades e, por tabela, bom futebol. Quem sabe embalada com a conquista do hexa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Qatar 2022. Aí a conversa é com Tite e seus rapazes.

 

Galeria azul

Torcedor do Cruzeiro manda o recado – foto: site Cruzeiro oficial
Felipe Machado abre a festa azul – foto: site oficial Cruzeiro
DJ Ronald, filho de Ronaldo Fenômeno, na festa do Cruzeiro – foto: site Cruzeiro oficial
foto: site Cruzeiro oficial