Dunga convoca seleção brasileira de olho na Olimpíada do Rio

Criticado pela medíocre campanha do Brasil nas Eliminatórias da Copa de 2018, treinador prioriza os Jogos Olímpicos na convocação da Copa América Centenário

cbf_dunga_convoc_17092015_225
Dunga apresenta a lista dos 23 da Copa América

Dunga, com aval da CBF, deu prioridade à Olimpíada do Rio na convocação dos 23 nomes para disputar a Copa América Centenário, em junho, nos Estados Unidos, ao incluir na lista sete jogadores da seleção olímpica. Evidente que esses sete serão titulares nos Jogos do Rio em agosto e mais Neymar, preservado na chamada desta quinta-feira cumprindo acordo feito pela Seleção Brasileira com o Barcelona.

A opção em usar a Copa América como uma preparação de luxo à Olimpíada é um claro indício de que, mesmo com uma eventual derrota nos Estados Unidos, Dunga não será demitido do comando da Seleção.

“O foco é a Copa América, que é a primeira competição. Mas a gente tem que aproveitar todo instante. Não tem muito tempo de treinamento. O foco principal é a Copa do Mundo, mas, antes disso, temos a Copa América, a Eliminatória e a Olimpíada. Temos que viver o primeiro momento, da Copa América, intensamente. Temos que ir para competir”, comentou Dunga.

Não custa refrescar a memória sobre o desempenho do time de Dunga nas Eliminatórias e as severas críticas que recebeu de todos os lados, incluindo aí o comando da CBF. O Brasil é o sexto colocado nas seletivas da Copa do Mundo de 2018, com uma campanha muito ruim e neste momento fora do Mundial da Rússia. A cabeça do treinador foi colocada na bandeja.

Em março Marco Polo Del Nero reassumiu a CBF, após uma licença de três meses, se reuniu com Dunga e o coordenador Gilmar Rinaldi. Cobrou resultados, mas não deu um ultimato ao treinador exigindo o título de campeão da Copa América Centenário nos EUA. E a lista dos 23 convocados, com os sete com idade olímpica, apresenta essa evidência.

Ederson (goleiro), Fabinho e Douglas Santos (laterais), Marquinhos e Rodrigo Caio (zagueiros), Gabriel (atacante) e Rafinha (volante) são os jogadores da seleção olímpica convocados por Dunga

“Eles (com idade olímpica) estão aqui na Copa América e não na Olimpíada. Estão aqui para dar o primeiro passo e depois pensar no segundo passo. A realidade deles é o presente e o futuro depende do presente”, disse Dunga, na sede da CBF.

alx_rodrigo_original
Rodrigo Caio vira “polivalente” com Dunga

Na lista dos 23 alguns jogadores, que tinham cadeira quase cativa com Dunga, não apareceram. Casos de Fernandinho, Oscar, Firmino, Danilo e o goleiro Marcelo Grohe. Relacionado na pré-lista de 40 nomes, o meia Paulo Henrique Ganso não foi convocado.

“Eu acho que o Ganso estar na lista dos 40 reforça o nosso centro de inteligência (grupo de observação da CBF para acompanhar jogadores selecionáveis). Agradeço aos nossos colaboradores. É meritocracia. Os números referendam essa situação. Os jogadores têm que saber que estamos observando, em todos os aspectos. Isso tudo está sendo observado”, disse Dunga, sem muitas explicações sobre a ausência de Ganso na lista.

As brilhantes atuações de Ganso regendo a arrancada do São Paulo na Libertadores, parece, não convenceram Dunga. Em contrapartida, os elogios exagerados às exibições burocráticas de Casemiro no Real Madrid contagiaram o treinador da Seleção. Casemiro vem aí para ocupar a vaga que seria de Fernandinho.

casemiro03_afp_15
Valorizado por Zidane no Real, Casemiro é lembrado por Dunga na Seleção

Chama atenção também a ausência do zagueiro Thiago Silva, fora desde a pré-lista dos 40 nomes anunciados por Dunga há uma semana. Nenhum observador mais atento do futebol entenderia a convocação de Rodrigo Caio no lugar que seria de Thiago Silva

Outro ausente da convocação é Neymar. Por um acordo da CBF com o Barcelona, que não liberaria o craque para a Copa América e também a Olimpíada no Rio – era uma ou outra -, o atacante não foi chamado. Abrindo assim espaço para outros jogadores ocuparem esse vácuo na Seleção. Dunga deu a letra na coletiva desta quinta-feira:

“Não precisa falar muito do Neymar, todo mundo sabe o jogador que ele é. Mas temos outros jogadores competitivos, que já mostraram valor na seleção. Já jogamos outros jogos sem o Neymar, mas temos reservas que podem dar a resposta que queremos. A Seleção tem que ser uma equipe competitiva, em busca da vitória, e, principalmente, usar o talento. Temos que ter jogadores que driblam, buscam o gol e, principalmente, se divertir. É um momento único. Quando você pisca o olho, acabam os quatro anos”.

Sem Neymar, o treinador deixa claro que Gabriel, atacante do Santos pode ser uma boa opção não só agora como no futuro da Seleção. “Ele faz bem a diagonal (como Neymar) e no um a um deixa o marcador para trás”, disse Dunga sobre as características de Gabriel.

gabigol
Gabriel pede passagem na Seleção Brasileira

Gabriel de imediato não será titular da Seleção na Copa América. É aposta na Olimpíada, assim como os outros seis da seleção olímpica que ele convocou para a Copa América. E com essa opção fica bem cristalino que a CBF tem como prioridade a medalha de ouro nos Jogos do Rio, conquista que, na visão alta cúpula da entidade, aliviaria as críticas a Dunga e daria mais força ao presidente Marco Polo Del Nero.

Veja a lista dos 23 jogadores convocados por Dunga para Copa América Centenário:

Goleiros: Alisson (Internacional) – 23 anos
Diego Alves (Valencia) – 30 anos
Ederson (Benfica) – 22 anos

Laterais: Daniel Alves (Barcelona) – 32 anos
Fabinho (Mônaco) – 22 anos
Filipe Luis (Atlético de Madrid) – 30 anos
Douglas Santos (Atlético-MG) – 22 anos

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão) – 31 anos
Gil (Shandong Luneng-CHN) – 28 anos
Marquinhos(PSG) – 21 anos
Rodrigo Caio (São Paulo) – 22 anos

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg) – 28 anos
Elias (Corinthians) – 30 anos
Casemiro (Real Madrid) – 24 anos
Rafinha Alcântara (Barcelona) – 23 anos

Meias: Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN) – 28 anos
Philippe Coutinho (Liverpool) – 23 anos
Lucas Lima (Santos) – 25 anos
Willian (Chelsea) – 27 anos

Atacantes: Douglas Costa (Bayern Munique) -25 anos
Hulk (Zenit) – 29 anos
Ricardo Oliveira (Santos) – 35 anos
Gabriel (Santos) – 19 anos

Anúncios