Dunga já assinou contrato com Beijing Guoan, clube do meia Renato Augusto e do volante Ralf, e deve assumir o comando do time no fim de novembro, assim que se encerrar a temporada 2016 da Liga Chinesa. O acordo é de dois anos e o treinador vai receber salário padrão dos técnicos no futebol chinês – cerca de 10 milhões de euros por ano.
O ex-treinador da Seleção Brasileira, demitido em julho da CBF após a queda na Copa América Centenário, substituirá o italiano Alberto Zaccheroni. O Beijing ocupa o sétimo lugar na tabela e, a quatro rodadas do fim da Liga, não tem condições de brigar pelo título – o líder é o Guangzhou Evergrande, dirigido por Felipão, que tem sete pontos a mais que vice Jiangsu.
A informação do acordo entre Dunga e Beijing foi antecipada com exclusividade por esse Blog do Prósperi em 27 de setembro.
Dunga, em baixa com o péssimo desempenho da Seleção sob seu comando nos últimos dois anos, não estava fora do mercado brasileiro. Recebeu sondagens de clubes da Série A do Brasileirão. Mas, assim como fizeram Felipão, Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo e Cuca, optou pelo futebol chinês.
Ao assinar com o Beijing Guoan, Dunga pediu a contratação de Diego Tardelli que ele havia convocado algumas vezes na Seleção Brasileira. Tardelli está encostado no Shandong Luneng, da China. Recebe salários de 4 milhões de euros por ano, que inviabiliza sua transferência a um clube brasileiro.
Quem não comungava com as ideias de Dunga sobre futebol, tem motivos de sobra para desejar boa sorte ao treinador nessa nova empreitada bem longe do Brasil.